Traduzir conteúdo

Traduzir conteúdo Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

Varejão do Estudante

Varejão do Estudante
Varejão do Estudante

Valor do blog www.robertoeromero.com.br em US$

My site is worth$5,904.94

Seguidores

15 de nov. de 2010

Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a República do Brasil, no Rio de Janeiro

Do JC Online


Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a República do Brasil, no Rio de Janeiro

Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a República do Brasil, no Rio de JaneiroNo que se refere a datas cívicas, o brasileiro tem se mostrado nota zero. Não são poucos os que confundem Proclamação da República com Independência do Brasil, esquece os dias, misturam toda a história. "A gente trabalha tanto que quando chega o feriado não quer nem saber do que se trata, só pensa mesmo no descanso", afirma o comerciante Josenito Dantas.

Para a doméstica Edna José da Silva e a professora Suzana de Oliveira Pereira Lima, em sua época de infância, as pessoas tinham maior apreço pela história do Brasil."Antigamente essas datas, os valores e símbolos nacionais eram mais comentados na rua, dava-se mais valor", disse Suzana. "Na própria escola, a gente era incentivado a aprender e valorizar as datas nacionais", completou Edna.

Na próxima segunda-feira, é comemorado em território nacional a Proclamação da República brasileira. Se você esqueceu o que a data significa, alguns alunos de 7ª e 8ª série de uma escola particular do Recife mostram que estão bem afiados e vão ajudar a refrescar sua memória:

CURIOSIDADES:

- A República brasileira foi proclamada em 15 de novembro de 1889;

- O Marechal Deodoro da Fonseca foi o responsável pelo golpe militar que pôs um fim à Monarquia então vingente no Brasil e colocou o Partido Republicano no poder;

- A Proclamação da República aconteceu na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro;

- A população só ficou sabendo que o Brasil havia se tornado República um dia depois do ocorrido;

- Olinda deu o primeiro grito de Proclamação da República no Brasil, em 1710, feito por Bernardo Vieira de Melo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário