Em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a República do Brasil, no Rio de Janeiro
No que se refere a datas cívicas, o brasileiro tem se mostrado nota zero. Não são poucos os que confundem Proclamação da República com Independência do Brasil, esquece os dias, misturam toda a história. "A gente trabalha tanto que quando chega o feriado não quer nem saber do que se trata, só pensa mesmo no descanso", afirma o comerciante Josenito Dantas.
Para a doméstica Edna José da Silva e a professora Suzana de Oliveira Pereira Lima, em sua época de infância, as pessoas tinham maior apreço pela história do Brasil."Antigamente essas datas, os valores e símbolos nacionais eram mais comentados na rua, dava-se mais valor", disse Suzana. "Na própria escola, a gente era incentivado a aprender e valorizar as datas nacionais", completou Edna.
Na próxima segunda-feira, é comemorado em território nacional a Proclamação da República brasileira. Se você esqueceu o que a data significa, alguns alunos de 7ª e 8ª série de uma escola particular do Recife mostram que estão bem afiados e vão ajudar a refrescar sua memória:
CURIOSIDADES:
- A República brasileira foi proclamada em 15 de novembro de 1889;
- O Marechal Deodoro da Fonseca foi o responsável pelo golpe militar que pôs um fim à Monarquia então vingente no Brasil e colocou o Partido Republicano no poder;
- A Proclamação da República aconteceu na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro;
- A população só ficou sabendo que o Brasil havia se tornado República um dia depois do ocorrido;
- Olinda deu o primeiro grito de Proclamação da República no Brasil, em 1710, feito por Bernardo Vieira de Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário